Search and Hit Enter

Corpo. Mente. Emoções. Ambiente.

Consciência Pluri Corporal

Quando uma parte do corpo se move todos os sistemas (neurológico, musculoesquelético, fascial, circulatório, linfático, metabólico, respiratório e emocional), se interagem e respondem de forma não linear a este estímulo. Esta forma de compreensão do movimento humano permite ao fisioterapeuta tratar o paciente de forma integral. Não tenho como tratar apenas um segmento ou uma estrutura do corpo, tudo está interligado, mente, corpo, emoção e ambiente.

O trabalho baseado na consciência pluri corporal prioriza o refinamento sensorial, cuja qualidade do movimento está diretamente vinculada à percepção, atenção e a consciência no corpo durante o trabalho corporal. Quanto melhor a percepção do corpo e do movimento melhor a adequação, a variabilidade e a qualidade do movimento.

Então, a consciência pluri corporal combina várias terapias de tratamento: Reeducação Corporal e do Movimento (Reeducação Postural global) (RPG), Cadeias Musculares e Articulares (GDS), Manobra de Liberação Fascial, de acordo com a característica individual de cada paciente, sendo que a base comum entre as terapias é o toque manual terapêutico, ora sustentado e ou associado ao movimento consciente, coordenado com a respiração. Assim, o paciente se auto-organiza pelo aprendizado consciente do movimento e consequentemente vai se adaptando aos novos estímulos, demandas e ao stress do dia a dia.