Search and Hit Enter

Reeducação Corporal e do Movimento

Reeducação Corporal e do Movimento

Por ser uma terapia dinâmica, integra várias técnicas com maneiras semelhantes de perceber e ver o corpo, (Teoria Meridianos Miofasciais – Thomas Myers, Teoria da Biotensigridade – Stephen Levin, Modelo de Avaliação do Sistema Fascial – Abfáscias, Desvendando a Fáscia – Cirklo.

Na atualidade todas essas teorias vem consolidar o que já era difundido pelas professoras, Marie Madeleine Béziers e Godelieve Denys Struyf, o qual tive o prazer de conhecer e ser aluna em 1994 e 1996 respectivamente. Ambas trazem a concepção dos movimentos espirais, organização mecânica fundada no antagonismo muscular com base no princípio de elementos esféricos tensionados pelos músculos condutores da cabeça à mão e ao pé, unem todo o corpo em uma tensão que rege a sua forma e o seu movimento, constituindo a coordenação motora (Bëziers M . M; 1992).

Desta forma, o plano terapêutico da reeducação corporal e do movimento é traçado individualmente a partir da avaliação fisioterápica. O número de sessões é determinado durante a avaliação, sendo recomendado pelo menos 2 sessões para assimilação das estratégias a serem adotadas de acordo com cada tipologia. As sessões duram em torno de 60 minutos. Após cada sessão é entregue uma cartilha  com orientações de exercícios para a manutenção e evolução do tratamento, garantindo assim, a autonomia para a correta execução dos exercícios no domicílio.

Método GDS – Godelieve Denys-Struyf

Ilustração sobre as cadeias articulares e musculares, conceito do Método GDS

Noções de Cadeias articulares e musculares prolongadas pelas aponeuroses, prioritariamente, uma organização que unifica o sistema locomotor. Classificação de seis bases de expressão corporal, comportamental e de utilização corporal, que acionam seis conjuntos musculares (cadeias) em relação a direções no espaço.

Método de Reeducação Postural Global ( RPG)

Reeducação Postural Global ou R.P.G. é uma técnica de Fisioterapia desenvolvida na França em 1981 por Philippe Emmanuel Souchard.

Este método baseia-se nos princípios da individualidade  – cada ser é único e reage de forma diferente; da causalidade – a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintomas e da globalidade – tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações nas patologias músculo esqueléticas. A RPG promove o alongamento global das cadeias musculares por meio de posturas estáticas associadas ao trabalho respiratório.